Seu inglês está pronto para enfrentar os desafios de sua área de atuação, mas você ainda não sabe por onde começar?
Antes de qualquer coisa, é preciso saber se sua profissão é elegível pelo governo irlandês, ou seja, se o governo autoriza a contratação de expatriados em sua área de atuação.
Depois disso, o visto é uma das questões que mais complica o processo de contratação. Isso porque algumas empresas não efetuam os contratos com expatriados, por políticas administrativas e entraves fiscais. Porém, formaliza caso os vistos sejam permitidos como o Work Permit (General Employment Permit) e o Green Card (Critical Skills Employment Permit), que têm regras similares como o valor do salário, participação do contratante no processo para permissão do visto, ou o Stamp 4 (para cidadãos europeus ou pessoas casadas com irlandeses) e o Stamp 3 (pessoas casadas com quem tem o Green Card).
Vale lembrar que cidadãos europeus (cidadania ou passaporte) podem trabalhar em qualquer país da Europa.
Veja algumas dicas para você conquistar sua vaga internacional
- O visto: saiba quais são as questões oficiais do governo que podem envolver a aprovação do seu visto.
- Prepare-se pessoalmente: tenha a consciência que mudar de país requer muita dedicação e adaptabilidade. Trabalhe o seu mindset.
- Prepare-se profissionalmente: conhecer o mercado europeu é fundamental para direcionar os próximos passos. Mapeie as empresas de interesse, pesquise sobre a contratação de expatriados e veja como sua experiência se encaixa às exigências delas.
- Elabore um currículo no formato europeu: todo o processo de recrutamento e seleção praticados pelas empresas na Europa baseia-se no formato do currículo e na cover letter – bem diferente do realizado no Brasil.
- LinkedIn Estratégico: saiba como o mercado europeu utiliza a poderosa rede social na contratação de colaboradores.
- Marca pessoal – estratégia e planejamento: saiba como se portar nas entrevistas – o que falar, abordar e como falar, em outro idioma, precisa ser planejado.
- Networking: pratique! Eleja seu público e prepare-se para ver e ser visto pela comunidade de seu mercado de atuação.
Todos esses passos você pode aprender por meio da metodologia exclusiva Minha Carreira Internacional: Conquistando o sonho de trabalhar na Europa. Trata-se de uma plataforma exclusiva de vídeo-aulas de Tana Storani, estrategista de carreira internacional e LinkedIn expert baseada em três pilares: Preparando sua jornada, Construindo seu currículo e Iniciando sua Jornada.
Foco no resultado
A primeira etapa inclui um overview do mercado europeu de recrutamento, informações sobre cursos e certificações que favorecem ainda mais o candidato, questões de visto e cidadania, a importância do mindset nessa nova proposta de vida, um planejamento de carreira, além de exercícios e bônus sobre Personal Branding, com Daniela Viek; entre outros extras.
A segunda etapa é dedicada à construção do currículo, juntamente com a cover letter, conforme as estratégias voltadas para todo o processo de recrutamento no formato europeu, além de uma revisão feita por um irlandês. Inclui, também, a introdução ao LinkedIn e exercícios.
Já na terceira etapa, o foco é na ação. Uso estratégico do LinkedIn, networking e preparo para entrevista – com o apoio de uma recrutadora brasileira que trabalha na Europa.