Carreira no ExteriorCurrículo

Portugal e Alemanha recrutam brasileiros

By agosto 14, 2018 No Comments

Carreira estabilizada, profissional bem-sucedido e currículo excepcional. Se agora só te falta uma experiência internacional para coroar a carreira saiba que isso pode ser mais simples do que imagina.

Brasileiros são bem-vindos na Alemanha. Crédito: Pixabay

Trabalhar no exterior é o sonho de muitos brasileiros e segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto DataFolha mais de 60% dos jovens do país entre 16 e 24 anos pensam em morar no exterior. Já entre as pessoas de 25 a 34 anos o número vai para 50%. Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Estados Unidos e Canadá estão entre os destinos de maior preferência dos brasileiros que sonham em ter uma vida com mais qualidade e segurança.

Valorização

Profissionais brasileiros são bem valorizados no exterior e isso acontece porque no Brasil o mercado profissional ‘exige’ que a experiência comece desde a faculdade e, em geral, são profissionais multitarefas, especializados e dispostos para novas experiências – e de fácil adaptação aos ambientes multiculturais e às políticas das multinacionais. Sem contar que em algumas áreas mais específicas como Administração, Economia, Engenharia e Tecnologia são cursos bem avaliados – e estão em alta na Europa.

TI e área de Finanças estão entre os setores em expansão. Crédito: Pixabay

Bem-vindos

Alguns países apresentam políticas de incentivo à contratação de expatriados, em áreas específicas, a fim de diminuir o déficit de mão de obra e, assim, renovar o mercado promover um intercâmbio multicultural, favorecendo diversos setores da economia.

A Alemanha, por exemplo, um país com economia estável, alto índice de desenvolvimento e excelente qualidade de vida – além de ser o endereço de muitas multinacionais -, oferece diversas possibilidades para brasileiros.

Profissionais com fluência em alemão têm vantagens, claro, porém as oportunidades também são para profissionais com fluência em inglês, sobretudo em áreas como engenharia, saúde, TI, ciências e tecnologia em indústrias de setores como o farmacêutico, alimentício, energia e automobilístico. Saiba mais sobre as oportunidades no site oficial do governo alemão ou na página da Embaixada Alemã em Brasília. Saiba que falantes de português também são bem-vindos por lá, assim como estudantes.

Pela Europa

Portugal é outro destino com abertura de mercado para profissionais brasileiros, nas áreas de Finanças e Contabilidadem TI, Engenharia e customer service.

Países como a República Checa, Polônia, entre outros do Leste Europeu também estão em expansão econômica, tornando-se filiais de muitas multinacionais, sobretudo da área tecnologia, graças aos incentivos dos governos locais e, portanto, com possibilidades para expatriados.

Destaque no mercado

O processo de recrutamento na Europa é bem diferente no Brasil. Desde à apresentação do currículo, que segue o formato europeu, utilização de LinkedIn (mais de 73% dos recrutadores na Europa utilizam a rede), Background Check (checagem das informações do currículo), a entrevista – que será feita em outro idioma – entre outras particularidades devem ser levadas em consideração para a conquista da carreira internacional. Para isso, a contratação de um profissional especializado deve ser cogitada.

Portanto, além de pesquisar sobre o mercado, informe-se sobre as questões legais que podem envolver o visto, moradia e até mesmo o diploma e vá em frente (#gobrazilians).