Carreira no ExteriorCoaching de CarreiraCurrículoLinkedIn

7 passos para você conquistar sua carreira internacional

By dezembro 7, 2017 No Comments

Seu inglês está pronto para enfrentar os desafios de sua área de atuação, mas você ainda não sabe por onde começar?

Antes de qualquer coisa, é preciso saber se sua profissão é elegível pelo governo irlandês, ou seja, se o governo autoriza a contratação de expatriados em sua área de atuação.

Depois disso, o visto é uma das questões que mais complica o processo de contratação. Isso porque algumas empresas não efetuam os contratos com expatriados, por políticas administrativas e entraves fiscais. Porém, formaliza caso os vistos sejam permitidos como o Work Permit (General Employment Permit) e o Green Card (Critical Skills Employment Permit), que têm regras similares como o valor do salário, participação do contratante no processo para permissão do visto, ou o Stamp 4 (para cidadãos europeus ou pessoas casadas com irlandeses) e o Stamp 3 (pessoas casadas com quem tem o Green Card).

Vale lembrar que cidadãos europeus (cidadania ou passaporte) podem trabalhar em qualquer país da Europa.

Veja algumas dicas para você conquistar sua vaga internacional

  1. O visto: saiba quais são as questões oficiais do governo que podem envolver a aprovação do seu visto.
  2. Prepare-se pessoalmente: tenha a consciência que mudar de país requer muita dedicação e adaptabilidade. Trabalhe o seu mindset.
  3. Prepare-se profissionalmente: conhecer o mercado europeu é fundamental para direcionar os próximos passos. Mapeie as empresas de interesse, pesquise sobre a contratação de expatriados e veja como sua experiência se encaixa às exigências delas.
  4. Elabore um currículo no formato europeu: todo o processo de recrutamento e seleção praticados pelas empresas na Europa baseia-se no formato do currículo e na cover letter – bem diferente do realizado no Brasil.
  5. LinkedIn Estratégico: saiba como o mercado europeu utiliza a poderosa rede social na contratação de colaboradores.
  6. Marca pessoal – estratégia e planejamento: saiba como se portar nas entrevistas – o que falar, abordar e como falar, em outro idioma, precisa ser planejado.
  7. Networking: pratique! Eleja seu público e prepare-se para ver e ser visto pela comunidade de seu mercado de atuação.

Todos esses passos você pode aprender por meio da metodologia exclusiva Minha Carreira Internacional: Conquistando o sonho de trabalhar na Europa. Trata-se de uma plataforma exclusiva de vídeo-aulas de Tana Storani, estrategista de carreira internacional e LinkedIn expert baseada em três pilares: Preparando sua jornada, Construindo seu currículo e Iniciando sua Jornada.

Foco no resultado

A primeira etapa inclui um overview do mercado europeu de recrutamento, informações sobre cursos e certificações que favorecem ainda mais o candidato, questões de visto e cidadania, a importância do mindset nessa nova proposta de vida, um planejamento de carreira, além de exercícios e bônus sobre Personal Branding, com Daniela Viek; entre outros extras.

A segunda etapa é dedicada à construção do currículo, juntamente com a cover letter, conforme as estratégias voltadas para todo o processo de recrutamento no formato europeu, além de uma revisão feita por um irlandês. Inclui, também, a introdução ao LinkedIn e exercícios.

Já na terceira etapa, o foco é na ação. Uso estratégico do LinkedIn, networking e preparo para entrevista – com o apoio de uma recrutadora brasileira que trabalha na Europa.